quinta-feira, 7 de novembro de 2019

A Amizade



Dentre as forças curativas presentes e disponíveis no universo afetivo do ser humano, uma da mais belas e fortes é a amizade.
Conjugação de afetos, partilhas, interesses e afinidades, a amizade é a presença da fraternidade. Manifestação de amor destinada a sustentar e fortalecer os corações nas lutas de melhoramento e crescimento.
O processo evolutivo é pessoal e intransferível. Espírito algum conseguirá alcançar os cumes da espiritualidade e vida maiores sem passar pela porta estreita do sacrifício e testemunhos pessoais na ação da vontade do belo e do bem em si.
No entanto, apesar do esforço individual, alma nenhuma chegará aos cumes da autossuperação e do autodomínio sem o amparo de almas afins, que lhe auxiliem no direcionamento das energias e no enfrentamento emocional perante as lutas.
Flor divina no jardim dos afetos, a amizade celebra a vida e permite ao ser a movimentação energética adequada no sentido da troca e da partilha, permitindo tanto a cura do outro quanto a de si mesmo, nesse processo de doação e acolhimento amoroso.
Quando a alma, vencida pelos temores, defesas psíquicas ou traumas, fecha-se à troca com o outro, frequentemente guiada e comandada pelo egoísmo, cerra as portas da alma à fluência das energias salutares que lhe vitalizariam o coração e o psiquismo, obstruindo o fluxo do sentimento e do raciocínio, facilitando ao ser a instalação e desenvolvimento de processos depressivos, angustiosos e ansiosos, longos e complexos.
Abrir o coração para a amizade, celebrando a vida em profusão, é medicação segura para o refazimento interior, possibilitando ao ser a vitalização da alma.
A amizade é uma das expressões do amor e o seu exercício, do nível micro ao macro, permite ao ser exercitar-se no despertar do divino em si.
Graças à amizade, inspirada na cooperação, muitas almas se desdo- bram céleres e operosas, a socorrer em nome do amor aqueles que lutam nas provas reeducativas de todo dia.
É sempre útil a medicação das substâncias que aliviam o enfermo,
mas fundamental é a construção de laços afetivos profundos, pela supe-
ração do egoísmo, construindo pontes de amizade que possam nutrir o ser profundo, divino, com a esperança e a fortaleza em sua marcha de progresso e crescimento contínuos.

Irmã Bernadete
Mensagem psicografada por Andrei Moreira em reunião mediúnica da Amemg no Hospital Espírita André Luiz, em 27 de junho de 2011. Parte integrante do livro: Autoamor e outras potências da alma (Ame Editora).